Impact Champions : Certificação EcoVadis

O Back Market trabalha com o EcoVadis para avaliar objetivamente o desempenho social, ético e ambiental dos seus recondicionadores.

impact champions

EcoVadis: a referência mundial para a avaliação ambiental e social das empresas.

 

EcoVadis é uma organização de referência especializada em classificar a sustentabilidade das empresas. Com uma presença mundial, a agência é especializada na avaliação da cadeia de valor. A Ecovadis avaliou mais de 75.000 empresas desde a sua criação em 2007 e trabalhou com clientes como a Nokia, Verizon, Orange e Michelin.

 

O processo de avaliação EcoVadis abrange os diferentes aspectos da abordagem e políticas de desenvolvimento sustentável de uma empresa: ambiente, direitos sociais e humanos, ética, e aprovisionamento sustentável.

 

Após cada avaliação, o EcoVadis desenvolve um quadro de pontuação para empresas com os seus pontos fortes e as áreas de melhoria para melhorar o seu desempenho em termos de RSE.

 

ecovadis

Uma análise exigente e rigorosa.

 

A metodologia de EcoVadis consiste em 3 etapas: questionário, análise, resultados.

 

Baseia-se em normas internacionais de sustentabilidade, incluindo a Global Reporting Initiative, o Pacto Global das Nações Unidas e a norma ISO 26000, abrangendo mais de 160 países. As empresas podem ser avaliadas pela EcoVadis por sua própria iniciativa, ou a pedido de um dos seus clientes.

 

As empresas que desejam obter a certificação EcoVadis recebem um questionário adaptado ao seu sector de atividade, país e dimensão. Têm então 6 semanas para responder ao questionário e fornecer todos os documentos que irão apoiar as suas respostas (política de igualdade de género, certificado ISO 14001, entre muitas outras coisas).

 

Depois vem a fase de análise, EcoVadis analisa os questionários e consulta diferentes fontes e intervenientes para garantir a fiabilidade da classificação. Finalmente, EcoVadis atribui uma pontuação à empresa de acordo com o seu desempenho sustentável, o seu nível de maturidade em questões de RSE e as suas ambições nesta área.

 

O resultado é acompanhado por uma ficha de avaliação e um plano de ação que permitirá à empresa avaliada melhorar o seu desempenho e a sua abordagem.

 

ranking

Quatro níveis.

 

Para uma melhor legibilidade, EcoVadis criou um sistema de medalhas que recompensa as empresas pelo seu desempenho sustentável de acordo com a sua pontuação final:

 

  • Platina (pontuação global entre 73 e 100): a empresa está no topo 1% da sua indústria Ouro (pontuação global entre 66 e 72): a empresa está entre os primeiros 5% do seu sector
  • Ouro (pontuação global entre 66 e 72): a empresa está entre os primeiros 5% do seu sector
  • Prata (pontuação global entre 54 e 65): a empresa está entre os primeiros 25% do seu sector
  • Bronze (pontuação global entre 45 e 53): a empresa está na metade superior das empresas com melhor desempenho no seu sector.

 

Perguntas Mais Frequentes

 

Será que um vendedor que não tem o distintivo "Impact Champion" tem necessariamente más práticas de RSE?

 

Não. Um vendedor que ainda não é um Impact Champion não tem necessariamente más práticas, apenas tem ainda algum progresso a fazer em termos da sua abordagem de RSE e da formalização das suas práticas sustentáveis. Por outro lado, se a avaliação do Ecovadis sobre um vendedor revelar práticas problemáticas em questões sociais, ambientais ou éticas, esse vendedor será imediatamente removido da plataforma.

 

Como posso encontrar todos os Impact Champion do Back Market?

 

O estatuto de Impact Champion é indicado em todas as páginas de produto, através do crachá publicado na folha de identidade do recondicionador.

 

Os Impact Champions oferecem produtos de melhor qualidade?

 

Todos os recondicionadores do Back Market são minuciosamente controlados, e devem provar a sua qualidade através de um longo processo de controlo de qualidade. O estatuto de Impact Champion não afecta as pontuações de qualidade do recondicionador: apenas saúda os vendedores que têm uma abordagem proactiva e virtuosa, dando-lhes ainda mais visibilidade no site.

 

Diogo
By Diogo, Back Market Traffic Manager PT

Back Market Traffic Manager PT

Achaste este artigo útil?

Artigos relacionados