The environmental impact of refurbished tech simple banner

O impacto ambiental da tecnologia recondicionada

Publicado em 27 de dezembro de 2023

Evidências de que a tecnologia recondicionada ajuda o planeta

O Back Market foi criado com a plena consciência de que a tecnologia recondicionada é mais benéfica para o meio ambiente do que os produtos novos, mas não tínhamos uma ideia exata do benefício. Também sabíamos que a nossa missão dependia da capacidade de compreender de forma concreta e com base em dados o impacto ambiental da tecnologia recondicionada.

Foi por isso que pedimos à ADEME, a Agência do Ambiente e das Economias de Energia francesa, para analisar de forma independente o impacto ambiental da indústria da tecnologia recondicionada. A questão do impacto é importante a nível global, não apenas para o Back Market. Por isso, a ADEME decidiu lançar o primeiro estudo em grande escala que avalia o impacto ambiental da tecnologia recondicionada. (O Back Market não patrocinou de forma alguma o estudo.) Em 2020, a ADEME deu início à investigação e, em janeiro de 2022, foram publicados os dados preliminares sobre o impacto ambiental da tecnologia recondicionada, nomeadamente em relação aos smartphones. A conclusão alcançada era clara: os smartphones recondicionados têm um impacto ambiental significativamente inferior em comparação com os produtos novos.

Agora que o relatório completo da ADEME foi publicado, podemos analisar de forma geral o impacto global da tecnologia recondicionada, em particular dos computadores de secretária, portáteis, tablets e smartphones. O estudo não incluiu a análise de monitores, teclados e ratos.

A basic data table highlighting the lower impact of refurbished tech on the planet

Methodology

O relatório de 2022 da ADEME foi realizado através da metodologia Análise do Ciclo de Vida (LCA, do inglês Life-Cycle Assessment), que é igualmente conhecida como Análise do Ciclo de Vida.

A metodologia LCA avalia o impacto ambiental de um produto, processo ou serviço através da análise de todas as etapas do ciclo de vida, sendo considerada uma abordagem holística. Neste caso, a metodologia LCA foi aplicada a computadores de secretária, portáteis, smartphones e tablets, avaliando a cadeia de valor de um dispositivo desde o seu lançamento como produto novo até ao recondicionamento.

Fatores avaliados em dispositivos novos

  • Matérias-primas e extração das mesmas

  • Produção de componentes

  • Transporte a montante

  • Processo de fabrico

  • Produção de embalagens e acessórios

  • Distribuição

  • Utilização

  • Fim de vida (incineração ou colocação em aterros)

Fatores avaliados em dispositivos recondicionados

  • Recolha de dispositivos usados

  • Fabrico de peças sobresselentes

  • Destruição de peças sobresselentes usadas

  • Produção de embalagens e acessórios

  • Envio

Estes fatores foram avaliados à escala global, o que significa que estes dados são aplicáveis em todo o mundo.

Indicadores-chave de desempenho ambiental

O relatório considera inúmeros indicadores-chave de desempenho para avaliar o impacto do recondicionamento (bem como do fabrico dos dispositivos) no meio ambiente.

O relatório da ADEME abrange os quatro tipos de impacto ambiental que se seguem:

  • Pegada de carbono

  • Matérias-primas (incluindo metais extraídos da terra, bem como combustíveis fósseis queimados durante o processo de extração)

  • Consumo de água

  • Produção de lixo eletrónico

Cenários de utilização de dispositivos

O impacto do recondicionamento depende igualmente do tempo que um dispositivo é utilizado antes de ser recondicionado (isto é, a sua “primeira vida”) e da duração estimada da segunda vida (após o recondicionamento).

Estes são os chamados cenários de utilização de dispositivos.

Um cenário de utilização de dispositivos médio presume que o produto recondicionado foi adquirido quando era novo, utilizado durante algum tempo, recondicionado e, posteriormente, utilizado durante outro determinado período.

O estudo aplicou, como premissa, os seguintes períodos médios:

Smartphones e tablets: 3 anos de utilização enquanto dispositivos novos, 2 anos após o recondicionamento

Computadores (secretária e portáteis): 5 anos de utilização enquanto dispositivos novos, 3 anos após o recondicionamento

É importante ter em conta que estes são cenários de utilização de dispositivos moderados, a fim de evitar o risco de sobrevalorizar os benefícios do recondicionamento para o meio ambiente.

Cenários de reparação

Parte do impacto de um dispositivo está nos locais onde o mesmo é produzido, reparado e vendido. Por exemplo, é raro que um dispositivo seja produzido, reparado e vendido no mesmo país. O relatório considerou três cenários diferentes em termos de impacto ambiental, do pior para o melhor cenário possível:

  1. O pior cenário possível: um dispositivo é produzido num país, recondicionado num segundo país e vendido num terceiro país, com substituição de um grande número de peças.

  2. O cenário intermédio: um dispositivo é produzido, recondicionado ou vendido em dois países diferentes, com substituição de um número médio de peças.

  3. O melhor cenário possível: um dispositivo é produzido, recondicionado e vendido no mesmo país, com substituição de um número médio (ou pequeno) de peças.

Nota: o cenário intermédio é o mais representativo da maioria dos dispositivos vendidos no Back Market.

A breakdown of where smartphones and tablets are sourced and repaired.

Para portáteis e computadores de secretária, o disco rígido é a substituição de maior impacto para ambos os computadores e portáteis porque a produção necessária para criar um novo disco rígido demanda muitos recursos. E, tal como com os smartphones e tablets, a substituição da bateria também tem um grande impacto no ambiente.

Nota: este estudo não incluiu a análise de monitores, teclados e ratos.

A breakdown of where laptops and desktop computers are sourced and repaired.

Tablets e smartphones novos vs. recondicionados

Conheça, em números, o impacto ambiental dos smartphones e tablets recondicionados em comparação com dispositivos novos.

Refurbished smartphones vs. brand new
Refurbished tablets vs. brand new

Impacto — smartphones e tablets

A etapa do ciclo de vida de um dispositivo recondicionado que tem maior impacto é o próprio processo de recondicionamento. Quanto mais peças tiverem de ser substituídas, maior será o impacto ambiental.

De entre todas as peças que podem ser substituídas, os ecrãs e as baterias têm o maior impacto. No caso das baterias, isto deve-se ao facto de precisarem de lítio e de a extração deste metal ser um processo com elevados custos ambientais.

Outro fator relevante é o lixo eletrónico. Quando os fabricantes produzem acessórios, como um cabo de carregamento, a quantidade de lixo eletrónico associado ao tablet ou smartphone aumenta consideravelmente.

Apesar de existirem variações entre os cenários apresentados anteriormente, os smartphones e tablets recondicionados terão sempre um menor impacto no meio ambiente do que os dispositivos novos. Mesmo que a substituição de peças envolva a utilização de muitos recursos, como é o caso das baterias, o impacto ambiental dos dispositivos recondicionados é significativamente inferior. E, com os 5 mil milhões de smartphones que foram deitados ao lixo em 2022, já foram extraídos do planeta materiais em quantidade suficiente para renovar um número incalculável de dispositivos.

Computadores portáteis e de secretária novos vs. recondicionados

Conheça, em números, o impacto ambiental dos computadores portáteis e de secretária recondicionados em comparação com dispositivos novos.

Refurbished laptops vs. brand new
Refurbished desktop computers vs. brand new

Impacto — computadores portáteis e de secretária

Em comparação com os smartphones e os tablets, os computadores portáteis e de secretária requerem muitas vezes a substituição de menos peças. No entanto, quando precisam, o impacto é consideravelmente maior devido aos custos ambientais associados à produção de discos rígidos. Tal como acontece com os smartphones e tablets, a substituição da bateria também tem um impacto ambiental significativo. A produção destas peças é responsável pela maior parte do impacto ambiental de um portátil ou de um computador de secretária novo. Como tal, quando o recondicionamento requer a substituição destas peças, o impacto ambiental entre os computadores novos e recondicionados é semelhante.

Se for necessário substituir peças significativas (disco, ecrã, memória RAM) e o computador tiver sido utilizado durante menos de cinco anos antes de ser recondicionado, o processo de recondicionamento não tem grandes benefícios. A substituição do disco rígido tem o maior impacto tanto nos portáteis como nos computadores de secretária, visto que a produção destes componentes exige um enorme volume de recursos. Além disso, tal como nos smartphones e tablets, a substituição da bateria também tem um grande impacto no meio ambiente.

No entanto, nos cenários incluídos no estudo da ADEME, nem tudo são más notícias. Se for necessária a substituição de poucas peças, ou se forem utilizadas peças em segunda mão, o recondicionamento tem um impacto ambiental positivo.

Conclusão

O artigo já vai longo, mas esperamos que tenha valido a pena. Os dados recolhidos pela ADEME são muito animadores para o futuro dos equipamentos eletrónicos recondicionados.

Este estudo demonstra com clareza que a tecnologia recondicionada é melhor para o planeta do que a produção de equipamentos novos, praticamente a todos os níveis. Mesmo no caso da substituição de peças de maior impacto ambiental, a vasta maioria dos dispositivos recondicionados tem um impacto significativamente inferior para o meio ambiente.

Isto é importante porque a tecnologia não irá deixar de ser necessária. Seja para fins profissionais ou de lazer, estes dispositivos são parte integrante das nossas vidas. Assim, em vez de deixarmos os equipamentos velhos a apodrecer num aterro, podemos optar por lhes dar uma nova vida e, consecutivamente, ajudar o nosso planeta a perseverar. Tudo isto significa que, no nosso dia a dia, temos a oportunidade de escolher se queremos, de facto, ter um impacto positivo no meio ambiente.

Para resumir

  • Quanto mais tempo os dispositivos forem mantidos, melhor.

  • Os smartphones e tablets recondicionados são sempre uma boa opção para evitar o aumento significativo dos custos ambientais em comparação com dispositivos novos.

  • Os portáteis e computadores de secretária recondicionados são quase sempre uma boa opção para evitar o aumento significativo dos custos ambientais em comparação com dispositivos novos, salvo quando for necessário substituir componentes significativos como o disco rígido.

Back Market

Escrito por Clare Austen Smith,  O (super) mercado dos recondicionados.

Achaste este artigo útil?